professor pedro

web site de apoio às turmas da escola eb 2,3/s de Macedo de Cavaleiros

2021

Viva, obrigado por visitar este site!

Construi e alimentei este site durante o ano letivo 2008/2009. Há mais de 10 anos!

O propósito do professor pedro era muito simples: reunir e disponibilizar de uma forma simples os vários materiais didáticos que ia fornecendo aos meus alunos, desse ano letivo, na Escola Secundária de Macedo de Cavaleiros. Tinha ainda, embora esse objetivo ambicioso não tenho sido em larga medida cumprido, a intenção de promover a discussão entre os alunos das várias turmas, entre eles e comigo próprio.

Fui produzindo os materiais e fui publicando aqui no site, permitindo que todas as pessoas acedessem, sem quaisquer restrições. Alguns alunos aproveitaram, outros talvez nem tanto.

É preciso notar que naquela época (bem sei que falamos apenas há pouco mais de 10 anos) as grandes editoras de manuais escolares, como a Porto Editora ou a Leya (esta última, nem estava estruturada como hoje), praticamente não tinham recursos digitais e muito menos os disponibilizavam on-line.

Conteúdo, de qualidade e completamente gratuito, ficou assim publicado na internet… onde, aliás continua até hoje!

Em 2012, ano em que já não faria sentido a existência do site, o professor pedro teve mais de 80 mil visualizações! E, observando essa realidade, deixei ficar os recursos e materiais. Não os retirei, deixei-os, como até agora, livres e gratuitos para que todos os poderem usar.

Em 2009/2010 estive a trabalhar noutra escola e noutro nível de ensino, mas decidi continuar a ideia de disponibilizar recursos on-line aos meus alunos e foi assim que nasceu o Professor Pedro em Arraiolos. Novamente, de forma completamente gratuita foi (e é) possível aceder a vários materiais didáticos. Em 2013, quando já não faria sentido que o site existisse, o Professor Pedro em Arraiolos teve mais de 300 mil visualizações!

Durante este tempo fui recebendo muitos comentários positivos, que sempre fui procurando agradecer, ainda que imerecidos. Agradecimentos por disponibilizar os materiais e, às vezes, mesmo cobranças, por não estar tudo como desejado pelo visitante.

Foi muito curioso ouvir colegas de outras regiões do país dizer-me: “encontrei um site interessante onde há muitos materiais”, “encontrei materiais teus na net!” ou chegar a uma nova escola e encontrar materiais meus a ser utilizados por colegas.

Já não foi tão interessante, pelo contrário, encontrar, por diversas vezes, materiais contruídos por mim em sites que cobravam a quem lhes quisesse aceder! Foi, aliás, revoltante! E aconteceu diversas vezes. Nesta época, em que as grandes editoras ainda não estavam a disponibilizar os seus recursos on-line, surgiram muitos sites que reuniam resumos, testes e outros materiais didáticos. Entre estes, o site “Já passei!”, com o qual colaborei… sem que, no entanto, deixasse de disponibilizar na net o que já havia publicado.

Em 2010/2011 e em 2011/2012 alimentei os sites prof pedro em Fronteira e prof pedro em Estremoz, com a mesma filosofia… e, mesmo após o final da sua vigência, todos estes sites continuam a ter várias dezenas de milhar de visualizações por ano, todos os anos. Continuam os comentários agradáveis e algumas cobranças. Não raro, algumas mensagens de e-mail pedindo-me ajuda.

Entre 2012 e 2020, após o empurrão para o desemprego, estive focado noutro projeto profissional.

Em 2018/2019, no entanto, o ensino público permitiu-me voltar, ainda que com um horário incompleto e, nessa altura, já as grandes editoras tinham ocupado este espaço e ainda bem. Nessa altura já estavam disponibilizados on-line muitos recursos didáticos. Os sites professor pedro continuam, no entanto, a ter muitas visualizações.

Em 2019/2020 e em 2020/2021 continuo no ensino, com todos os desafios da pandemia e fechando o ciclo da experiência profissional anterior.

Os materiais didáticos continuarão todos por aqui!

Os comentários estão abertos!

Prof. Pedro

1 Comentário»

  Marco Diogo wrote @

Boa Pedro. Continue com o bom trabalho. O nosso grupo 400, já não é um bicho papão que foi em termos de colocações. Sou do grupo 400 QA e tenho 50 anos, muitos dos quais como contratado. Abraço.


Deixe um comentário