professor pedro

web site de apoio às turmas da escola eb 2,3/s de Macedo de Cavaleiros

cidadania e mundo actual | oitavo cef/rac&nono cef/aa

CIDADANIA E MUNDO ACTUAL

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO – CURSOS DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO

Avaliação de competências transversais no domínio dos VALORES E ATITUDES (saber ser/estar) – 50%

Valores e atitudes objecto de avaliação:

Assiduidade, pontualidade e comportamento na sala de aula
Respeito pelas normas internas da escola
Empenhamento no cumprimento dos deveres próprios do trabalho escolar
Utilização adequada dos materiais (próprios e/ou da escola) necessários ao normal desenvolvimento do trabalho escolar
Autonomia, responsabilidade e criatividade no desempenho das actividades
Cooperação em tarefas e projectos comuns
Respeito e cordialidade nas relações interpessoais (colegas e professor)
Capacidade de auto-avaliação

Esta avaliação é feita através de registos de observação directa (Grelhas de observação)

Avaliação de competências ESPECÍFICAS no domínio COGNITIVO – 50%

São objecto de avaliação os objectivos traçados para os diferentes conteúdos que constituem o programa da disciplina em cada um dos anos do curso
Esta avaliação, com função formativa e sumativa, baseia-se nos registos escritos que o professor faz do trabalho desenvolvido pelo aluno e implica a construção de instrumentos de avaliação adequados, nomeadamente:

Fichas formativas escritas
Questões orais em contexto de aula (com registo de intervenções)
Trabalhos escritos, individuais e de grupo, realizados na aula ou fora dela
Relatórios
Testes sumativos 

o Professor,
Pedro Bandeira Simões

7 comentários»

  Ana Luisa wrote @

Ola!
Quero felicita-lo pelo excelente trabalho que realizou, não so pelo brilhante Web site que construiu, mas também pelo empenho profissional(perceptivel através dos trabalhos que nos apresenta,)que manifesta ter pelos seus alunos.
Tal como o Professor Pedro, também eu lecciono a disciplina de CMA num curso CEF, no Porto. Iniciei ha muito pouco tempo o trabalho de formadora, pelo que, caminho ainda em “terreno alheio”. Foi, pesquisando na net, material para os meus formandos que me deparei com o o seu agradavel website.
Mais uma vez Parabéns!

Ana Luisa
Porto, 10 de Março de 2009

  manuela wrote @

Obrigado professor Pedro , achei aqui muito material que me vai dar uma ajuda preciosa. Já não dou História há 13 anos… este ano sai da educação especial ( sem que eu tenha querido) e vou novamente dar Historia, 7º, 8ºe 9º, e cef e curriculos……
O material que aquiu encontreí, só posso agradecer… Gosava de entrar em contacto com o colega porque já deve imaginar, estou um bocadfo apavorada ,lol . Obrigado pelo seu site. Esta fabuloso

  João Almeida wrote @

olá
Vou leccionar Cidadania e Mundo Actual num curso CEF-Jardinagem e espaços verdes.
É o segundo ano e como tive alguma dificuldade em despertar o interesse pelos temas da disciplina estou com algum receio que neste segundo ano vá ter ainda mais dificuldade. Pedia alguns conselhos para contornar estas possíveis dificuldades
JL

  pbs wrote @

Viva, João.

Agradeço muito o seu comentário ao meu site de apoio aos meus alunos do ano lectivo 2008/2009…
Desculpar-me-á… não sei qual a situação profissional do João… mas felicito-o por já saber a esta altura do “campeonato” o que vai leccionar para o ano!
Eu… não sei sequer se estarei colocado a dar aulas no próximo ano lectivo!

O comentário do João faz-me pensar que conhece o professorpedro.wordpress.com, o que me deixa contente, por de alguma forma ter sido útil o meu trabalho.

O trabalho com turmas de CEF pode realmente ser muito penoso e incompreendido… mas deve tentar não desanimar!
Como pistas de trabalho sugeria-lhe que, no caso dos alunos se interessassem por tecnologia, criasse um blog ou um espaço como este ou utilizasse o moodle… enfim, utilizasse a tecnologia!
Por outro lado, e uma vez que o programa deve ser ajustado à realidade da turma… no seu lugar (se ainda não o leccionou) aprofundava o módulo sobre o património edificado e natural… com visitas de estudo (na região… porque caso contrário torna-se uma realidade longínqua e sem interesse para eles…)

Mas, João, claro que só conhecendo a turma e a realidade se podem gizar as estratégias adequadas…

Bom trabalho!

Pedro Bandeira Simões

  lidia wrote @

Muito bom!

  Helena I. L. Ruano wrote @

Olá João!
Procurava ajuda para preparar o próximo tema,a leccionar no 2º periodo, quando deparei com o seu fantástico site – cheio de ideias, materiais e muita generosidade! Gostava de retribuir, mas desde já, Bem Haja!

  pbs wrote @

Num contexto em que vamos sendo atacados por todos os lados e que, uma parte de nós, se despede do ensino…
Contratados como eu, vão ser aos milhares, a partir de Setembro nos centros de emprego…

Neste contexto, dizia eu, é gratificante ouvir elogios como o da Helena (ainda que se tenha enganado no meu nome, que, na verdade, é Pedro).
Só assim, parece-me, faz sentido: pensar, elaborar, partilhar.

Agradeço o comentário e espero que se sinta à vontade para usar o que lhe parecer útil.

Bom trabalho!


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: